De 9 a 11 de outubro, 10.00-14.00, o Centro de Criação e Investigação Nuisis Zobop no Espaço Agra recebe a coreógrafa e bailarina japonesa Yuko Kominami para a realização de um workshop intensivo de Butoh.
“Nevoeiro, pólen, fantasma e fumo são elementos que podem conter as chaves para o processo de evaporação — o processo de desaparecer. Passar por este processo é avançar em direção a “uma coisa que está a desaparecer e a nascer ao mesmo tempo” (Natsu Nakajima). Este corpo frágil e débil, que ao mais ligeiro toque pode desmoronar-se e transformar-se, será ele um corpo em crise?
Neste lugar de crise, há sempre um odor de Eros no ar. Pode haver dança depois das ruínas?
“O corpo morto que se mantém desesperadamente de pé, arriscando a própria vida” (Tatsumi Hijikata) — um lugar de vida onde a morte espreita e, ao mesmo tempo, um lugar de morte onde a vida cintila. É a partir deste espaço que deve nascer uma dança. Uma dança que, por acaso, ultrapassa o impossível.
Para investigar este corpo frágil em crise, onde a dança pode emergir com mais liberdade, o workshop concentra-se nos elementos nevoeiro, pólen, fantasma e fumo, aplicando diferentes exercícios de “tornar-se” estes elementos.”
Yuko Kominami
Informações e inscrições:
producaoexecutivanuisis@gmail.com
foto:
Bohumil Kostohryz
Apoio Direção-Geral das Artes